Concentração no Presente
Por Gilberto Cavicchioli*
Nas atividades da administração de empresas, dois conceitos são muito discutidos: o conceito de eficiência e o de eficácia.
Existem diversas definições para esses dois substantivos.
Imaginem o seguinte: uma empresa é eficaz quando consegue atender com sucesso às necessidades de seus clientes. E ela é eficiente quando faz isso, com baixo custo, por exemplo.
Num outro aspecto, quando precisamos de qualidade em trabalhos repetitivos, nos referimos à eficiência. No entanto, quando focamos atividades gerenciais, o que mais importa é a eficácia. E mais ou menos por ai.
Observo que pessoas eficazes reconhecem o que é prioritário nas tarefas a executar e fazem uma coisa por vez.
Vocês já notaram que por mais que trabalhemos forte, haverá sempre déficit de tempo?
Para desenvolvermos tanto a eficiência quanto a eficácia, se faz necessário definirmos nossas prioridades e nossas posterioridades, ou melhor, o que é menos importante. Atacar no que é mais importante – ser eficaz é, fazer bem o que deve ser feito – ser eficiente.
Uma dica para isso é, nas atividades cotidianas, procurarmos focar a oportunidade em vez do problema, escolher o futuro em vez do passado.
Nossa concentração na realização de tarefas está ligada à nossa capacidade de concentrar tempo, esforço e recursos.
Como disse certa vez Peter Drucker, o grande mestre da administração de empresas:
“Executivos eficazes raramente se apressam. O devagar e sempre dá lugar ao com concentração sempre”.
Acredito que grande parte dos problemas que enfrentamos no ambiente de trabalho é causada pela atitude realizada por alguém que não se concentrou naquilo que executava, deixando a desejar em desempenho e qualidade. Um segredo, talvez, seja desenvolvermos a habilidade de escolher o que deve ser feito agora, dando prioridade ao tempo presente, que é uma das poucas coisas que realmente nos pertence na vida.
Somos capazes de realizar uma variedade surpreendente de coisas diferentes, no entanto, conheço pessoas que trabalham muito, mas que não realizam muita coisa.
As empresas, para diferenciar-se no mercado competitivo, almejam a eficácia, além da eficiência e, certamente, se há um caminho para atingi-la, esse caminho é a concentração no presente.
Ficamos por aqui. Um abraço e até nosso próximo encontro.
*Gilberto Cavicchioli; é engenheiro, pós-graduado em marketing, tem mestrado em administração. Professor da ESPM nas áreas de marketing de serviços e gestão de pessoas. É consultor da Arpen-SP, no Prêmio da Qualidade e Excelência no Atendimento ao cliente. Coordena o site www.profissionalsa.com.br.
Fonte: Jornal da Arpen-SP | Ano 11 | nº 101 | Julho de 2010