Artigos 06/05/2020 26 - Novidades
O apostilamento de documentos, feito em cartório habilitado, é um serviço realizado nos termos da Convenção da Apostila da Haia, que garante a procedência de um documento público nacional para ter validade e eficácia no exterior ou um documento estrangeiro para ter validade aqui no Brasil.
Isso significa que o apostilamento, feito em até 24 horas pelo titular do cartório ou seu escrevente, elimina o processo de legalização do documento que, antes disso, era feito apenas pelo Ministério das Relações Anteriores (MRE) e, muitas vezes, passava por um procedimento complicado e demorado, levando até meses para ser concluído.
O serviço passou a ser realizado pelos cartórios brasileiros habilitados após o Brasil aderir a Convenção da Apostila da Haia, em agosto de 2016. Desde então, o novo procedimento facilitou a vida dos cidadãos que precisam requerer o apostilamento, como aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou se casar no exterior.
Vale destacar que a apostila se aplica apenas aos documentos públicos lavrados em território que faz parte da Convenção da Apostila da Haia. Como, por exemplo:
A solicitação do apostilamento pode ser feita presencialmente ou por via postal. Em ambos os casos, um formulário disponibilizado pelo cartório deve ser preenchido e entregue de forma presencial ou por e-mail antes da realização do procedimento.
Para saber mais sobre o apostilamento de documentos, acesse 26notas.com.br/servicos/apostila-documentos ou consulte um tabelião de sua confiança!
Depois de 50 anos, Brasil adere à Convenção de Haia
Leia mais +Blastocistos são sujeitos de direito?
Leia mais +