Leis 05/12/2018 26 - Novidades
Você sabe o que é uma procuração pública? O documento é requerido para que o interessado delegue poderes a uma pessoa de sua confiança, assim este pode realizar determinados atos da vida civil em seu nome, podendo tratar de assuntos pessoais e patrimoniais, como assinar contratos de compra e venda. A procuração pública é formalizada em Tabelionato de Notas e pode ser requerida por diversos motivos. No ato de sua solicitação, o usuário deve indicar a sua finalidade.
Tipos de procuração pública
É importante destacar que a procuração é baseada em confiança. Por isso, caso a confiança na pessoa outorgada chegue ao fim, o mandante pode revogar o documento a qualquer momento. Mas para evitar isso também é possível que o mandante estipule um prazo de validade para o documento, conforme sua vontade, no ato de sua solicitação.
Como solicitar uma procuração pública
O interessado deve comparecer ao Tabelionato de Notas portando seus documentos pessoais originais, como RG e CPF, para apresentação e ainda indicar os dados pessoais do procurador, como nome completo, estado civil, nacionalidade, números do RG e CPF, endereço e profissão.
O tabelião deve formalizar o documento mediante esses dados, o objetivo do mandante, a finalidade da procuração e o prazo de validade, se houver. O documento fica pronto na mesma hora.
Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.
Leia mais +Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.
Leia mais +