Leis 03/04/2019 26 - Novidades
A procuração pública é um documento, formalizado em Tabelionato de Notas, utilizado para que uma pessoa interessada delegue poderes à outra pessoa de sua confiança, para que essa possa realizar determinados atos da vida civil em seu nome, como assinar um contrato ou movimentar a conta bancária, por exemplo.
O documento envolve confiança entre as partes e, por isso, caso a mesma deixe de existir, é possível que o outorgante (aquele que requer o documento) peça a revogação da procuração pública a qualquer momento. Mas, o que pode ser feito para evitar isso é estipular um prazo de validade no ato da lavratura do documento.
A procuração pública pode ser requerida para inúmeras finalidades. E é indispensável que o outorgante deixe claro o motivo de requerer o documento no ato de sua lavratura para que o tabelião deixe expressa essa finalidade. Veja alguns exemplos a seguir.
Possíveis finalidades de uma procuração
Como formalizar uma procuração
O interessado deve comparecer ao Tabelionato de Notas e requerer a procuração pública mediante a apresentação de seus documentos pessoais originais, como RG e CPF. É preciso ainda que o requerente indique os dados pessoais do procurador, como nome completo, estado civil, nacionalidade, números do RG e CPF, endereço e profissão.
Lei nº 13.151, de 28 de Julho de 2015.
Leia mais +Medida Provisória autoriza a compra de imóveis da União.
Leia mais +